terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Complexo de Deus...

Quem tem Complexo de Deus acredita ter todas as respostas e que seria ultrajante ouvir qualquer pergunta, uma vez que é bom demais para se explicar. Ele não tem opinião, tem certezas, não pede, ordena.
Quem tem Complexo de Deus diz “haja luz” e espera em vão que o ambiente se ilumine, mas ao contrário, enegrece tudo com a sua arrogância, o seu autoritarismo.
Quem tem Complexo de Deus acha que está acima de qualquer lei, acima de qualquer sentimento e dentro dos pensamentos alheios. O sujeito com complexo de Deus acredita ser aquilo em que todos estão a pensar, se a terra gira em torno do sol, os humanos tem de girar em torno dele. Ele conta vantagem, faz cortesia com o chapéu alheio, está sempre a procura de humilhar alguém para se sobressair.
O Complexo de Deus não vem apenas com arrogância, mas também com desprezo por qualquer ideia alheia que não possa ser roubada em sigilo, sem parecer oportunismo. O pacote completo inclui uma incapacidade extraordinária para ouvir e debater, e mesmo que o sujeito não admita (na verdade é bem certo que ele negue), é uma incapacidade como cegueira ou surdez, praticamente falta-lhe um sentido.
No fundo ele odeia-se a si mesmo (e aos outros por tabela), como se soubesse o quanto desagradável é a sua presença e quisesse poupar-nos a todos, mas na verdade ele só é triste e inseguro... então veste essa máscara de todo-poderoso e caminha altivo por aí, procurando pessoas de qualquer espécie para impor o seu desejo, falar de si mesmo e, é claro, infernizar a vida de qualquer outra pessoa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário