sexta-feira, 17 de julho de 2009

Video Curriculo, você já tem um?

Apesar de ainda não ser muito comum aqui no Brasil, o video currículo pode entrar para a lista de novas ferramentas virtuais que ajudarão profissionais e empresas nos processos seletivos de trabalho. Já praticada por muitas pessoas na Europa e Estados Unidos, essa nova modalidade de apresentação pode funcionar com diferencial para os brasileiros que estão em busca de um novo emprego.

Para Robson Castro, diretor executivo da empresa de recrutamento Agnis, o vídeo currículo é ferramenta que ainda não substitui um currículo impresso, mas pode ser o diferencial para se destacar, como no caso de uma seleção para vaga que exija uma boa comunicação e expressão do candidato. "Acho que ele deve ser usado como um anexo e por pessoas interessadas em trabalhar com atendimento. No caso, de candidatos a vagas em áreas de tecnol

Bem aceito entre os profissionais de RH, o vídeo currículo também pode facilitar o processo de seleção em grande escala, aponta Marisa Torres, gerente de conteúdo do site Canal RH. "Em escolhas para vendedores de lojas, por exemplo, seria mais fácil para o avaliador conhecer o candidato que fala bem. Mas mesmo em outros casos, como executivos, o vídeo currículo apresenta melhor a identidade e dá destaque ao candidato”, diz

O publicitário Bruno Divetta, de 27 anos, sabe o poder que um vídeo currículo pode ter. Em 2007, após desfazer uma sociedade e ficar desempregado, ele resolveu fazer um vídeo, sem muitas pretensões. “Como sou publicitário sempre fiz currículos elaborados. Quando desfiz a sociedade, achei que a exposição era necessária e daria um diferencial”, diz Bruno. Com a ajuda de um amigo, ele editou um vídeo de cinco minutos e colocou no YouTube.

O resultado foi surpreendente: foram mais de 27 mil acessos. “O vídeo gerou muitos negócios, clientes e networking. Fiquei bem conhecido no mercado. O ponto positivo é que até hoje as pessoas me encontram e lembram o vídeo. O negativo foi que o vídeo depois foi espalhado como piada, como um vídeo engraçado”, completa. Confira aqui o vídeo do Bruno.

Mas a novidade ainda engatinha por aqui. O Canal RH disponibiliza, desde 2007, uma ferramenta que permite aos usuários colocar o vídeo currículo na sua apresentação pessoal. No entanto, ela tem sido pouco utilizada. “Temos 2.326 currículos cadastrados, mas apenas 23 vídeos. Isso acontece porque existe uma desconfiança natural, um medo de se expor na internet”, admite Marisa Torres.

O site de currículos online Curriculum.com.br também lançou uma ferramenta parecida em 2004, o “Vídeo Curriculum”. Mas há três meses encerrou o serviço também pelo pouco uso pelos usuários.

Apesar dos números pouco animadores, especialistas acreditam que o vídeo currículo será tendência: “Com o aumento crescente de conteúdos audiovisuais em nossa vida, os meios de sua produção se tornarão cada vez mais baratos e fáceis de operar. O YouTube está aí como prova”, diz Marisa Torres, do Canal RH.

Cuidados

Especialistas fazem algumas recomendações antes que você jogue seu vídeo na rede. Já que não existe um formato único para expor o seu currículo na rede, bom senso é fundamental. Imagine como você se portaria e o que vestiria para uma entrevista ao vivo convencional: é dessa forma que você deve se apresentar no vídeo. Sem exageros também na escolha da música de fundo ou das cores que escolher para os textos que aparecerem na tela.

Depois que montar sua produção, mostre para outras pessoas. Fique atento para as reações e ouça as críticas. Lembre-se: o currículo só deve ser enviado se realmente agregar valor, ou seja, contribuir para ajudar a causar uma boa impressão no avaliador. Se você não tiver condição de produzir um vídeo bem estruturado, evite se expor só para mostrar que você está por dentro das novidades virtuais. É mais prudente.

Montamos um guia para você fazer seu vídeo currículo. Acompanhe o passo a passo:

1- O vídeo deve ser curto e direto, com duração entre dois e cinco minutos.

2- Seja profissional, o avaliador não quer saber como você é na vida particular. Por isso esteja vestido de acordo com a vaga desejável.

3- Faça um roteiro do que você vai dizer. Como o tempo é curto, fale brevemente sobre sua formação e experiência profissional.

4- Seja você mesmo e não minta.

5- A gravação deve ser feita ou com uma filmadora digital ou com uma máquina fotográfica que faça vídeos de boa qualidade.

6- Se você quiser dar uma incrementada no seu vídeo, baixe programas de edição disponíveis na internet (como o VideoSpin, por exemplo. Está em inglês).

7- Depois é só jogar o vídeo em algum site de compartilhamento (o YouTube, por exemplo) e colocar o link no seu currículo.

VIDEO CURRICULO DO MARKIN


Um comentário: