quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O que você vai ser quando você crescer? 2




Enquanto você estuda e cresce perguntas vão surgindo. O que você vai ser quando crescer? Como vai se sustentar?

A Física diz que trabalho é movimento e movimento é ação. Há quem não goste de trabalhar, mas se você não for um bilionário ou não tiver um cunhado para te sustentar, o jeito vai ser pegar no batente mesmo.

Que profissão escolher? Vou colocar algumas dicas aqui, mas são apenas dicas e não leis que precisam ser cumpridas à risca e não necessariamente nessa ordem.

1º Pesquise: pesquisar é a palavra chave do milênio. Pesquise tudo: o mercado, a remuneração, às áreas de atuação, as deficiências do curso e tudo e qualquer coisa.

2º Ligue-se na sua intuição: uns chamam de feeling outros de sexto sentido, outros de voz interior da consciência. Não importa, siga essa ''voz'' e seja feliz.

3º Tenha um sonho: A Susan Boyle teve um sonho, o Airton Senna teve um sonho, até a Priscilla do BBB teve um sonho, então sonhe e faça acontecer. Pode ser qualquer coisa, o limite é você.

4º O que você gosta? Exatas, humanas, biológicas, ache sua praia e bom surf.

5º No que dizem que você é bom? Contar piadas, consertar pias, varrer um chão, fazer um bolo, ajudar os outros, todo mundo é bom em alguma coisa.

6º Faça testes vocacionais: faça várias vezes, faça de vários tipos, faça e refaça e não aceite qualquer rótulo que te derem. Na internet tem um teste bem famoso, eu o fiz há quatro anos atrás, me ajudou bastante a escolher virar blogueiro. Hoje tenho um Porsche e cuido do meu blog da minha mansão em Angra dos Reis.

Aí vai o link do teste: http://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm

7º Curso superior não é tudo, mas ja é alguma coisa. Estude menino, quem faz a faculdade é você.

8º Não sabe o que fazer? Faça direito, administração, esses são cursos genéricos e te dão uma boa base caso você queira ser um concurseiro ou um empreendedor.

9º Se você é novo e gosta de artes e esportes e se destaca, ponto para você. Mas se vc perceber que isso é mais um hobby do que uma profissão, pule fora e vá trabalhar de verdade rapaz.

9.1º Se vc é bonitão ou bonitona, faça um book, bata de porta em porta de agências em modelo e propaganda, chore, conte uma história triste, faça testes e boa sorte.

9.2º Se vc luta karatê, judô ou saikeudô corra atrás de patrocínio. Existe o PAItrocínio, o Padrinhotrocínio e tantos outros. O financiamento da sua carreira pode começar com o Açougue do seu Zé e acabar com um contrato vitalício com a Nike. Pense bem...

10º Especialize-se: quantos doutores em latim você conhece? Pois é, se o cara é raro, ele é mais caro, assim como o diamante. (Quantos bacharéis em direito você conhece? Um monte né? Igual dupla sertaneja, balança uma árvore e cai meia duzia).

11º Não desista, não seja preguiçoso, não se desespere e não queira começar de cima.

Acho que é isso...e se nada der certo? Vire hippie, faça artesanato e more no litoral.

Ou tenha a pior profissão do mundo


Ou a profissão ladrão


Quando eu crescer quero trabalhar em propaganda, ou não


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário