sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Qual é a do carnaval?



O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo.

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval".

Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de carnaval incorporaram os baile de máscaras, com suas ricas fantasiase os carros alegóricos. Ao caráter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato atual.

De acordo com o modo comtemporaneo o carnaval ainda e considerado uma forma de festa bastante tradicional, pois persistiou por vários anos com o mesmo aspecto.


Tá, mas e aí?

Minhas experiências carnavalescas remetem ao período mais tenro da minha infância:

http://www.youtube.com/watch?v=5qhva71J7G8

Depois, lá pelos 11 anos de idade, uma matinê em um clube aqui da cidade. Para mim, o carnaval como todas as outras datas comemorativas, não passa disso, algo criado para termos o que fazer. Para falar bem a verdade, eu nem sabia muito bem o que estava fazendo. Aprendi por osmose que para ser aceito, eu precisava obrigatoriamente estar alegre, pulando, cantando e dançando, além de ter que dar investidas sem sucesso em meninas. E foi assim durante anos. Isso quando eu não passava o carnaval como um dia comum. Não me lembro de viagens com amigos, acampamentos ou nada do gênero. Minto. Há uns quatro anos atrás fui convidado para ir a um retiro. E foi muito legal. Lá conheci gente, fiz amigos, descansei e comi muito bem.

O tempo foi passando e eu traí a mim mesmo novamente. Lá estava eu, em um clube qualquer, sujo, bêbado e suado. Feliz por fora e infeliz por dentro. Está certo, ninguém colocou uma arma na minha cabeça, me obrigando a ir. Mas eu fui.

Aqui em casa nunca acompanhamos desfiles de quaisquer natureza. Sete de setembro, Proclamação da República, todos esses valores passaram batidos por aqui. E o que eu quero dizer com tudo isso? Não faço a menor idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário